Educação Infantil no Colégio Integrado - Ensino de Qualidade

Educação Infantil

Ensino de Qualidade,
Proposta Bilíngue

Acompanhado de afeto e muita alegria!

Um dos principais papéis reservados à Educação é o de capacitar o indivíduo a dominar o próprio desenvolvimento, fornecendo-lhe, o mais cedo possível, o “passaporte para a vida”, levando-o a compreender melhor a si mesmo e aos outros.

A escola possui um caráter formador, aprimorando valores e atitudes, desenvolvendo o sentido da observação, despertando a curiosidade intelectual e capacitando as crianças a buscar informações, onde quer que elas estejam para usá-las no seu cotidiano.

Diárias grátis!

Alunos que estudam meio período na Educação Infantil, ganham quatro dias de período integral no mês. (não cumulativo – sendo cobrado apenas o almoço)

Horários

MANHÃ – 7:30 às 12h.
TARDE – 13h às 17h30
INTEGRAL – 7:30 às 17:30
Organograma blog Integrado

O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos (e 11 meses) de idade.

Os conteúdos são abordados de forma integrada e interdisciplinar.

As crianças, neste momento da vida, têm necessidade de ter contato com diversas linguagens; movimentar-se em espaços amplos (internos e externos); participar de atividades expressivas, como música, teatro, dança, artes visuais e audiovisuais; explorar espaços e materiais que apoiem os diferentes tipos de brincadeira e investigação.

A partir disso, os meninos e as meninas observam, levantam hipóteses, testam e registram suas primeiras “teorias”, constituindo oportunidades de apropriação e participação de diversas linguagens simbólicas.

O reconhecimento desse potencial é também o reconhecimento do direito de as crianças, desde o nascimento, terem acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de saberes e conhecimentos como requisito para a formação humana, a participação social e a cidadania.

O material preocupa-se em estabelecer pontes entre aquilo que a criança já conhece e as experiências vividas na escola, promovendo aprendizagens dinâmicas que contribuem, de forma única, para a construção de conhecimentos verdadeiramente significativos.

O professor, nesse contexto, é visto como mediador, curador, facilitador e participante da aprendizagem, e uma de suas principais funções é propiciar a interação e a troca de conhecimentos entre as crianças.

A escolha dos temas trabalhados no material da Educação Infantil, foi feita para atender ao interesse das crianças e, assim, promover a troca de experiências e aprendizagens. A interdisciplinaridade, é natural à abordagem aplicada em Reggio Emilia, evidenciada no trabalho que favorece o desenvolvimento de vários saberes.

Nessa abordagem, o indivíduo é valorizado em sua experiência, mostrando que, independentemente do papel que exerça ou da função que desempenhe, cada pessoa é importante na condução do ensino-aprendizagem e, portanto, protagonista da experiência adquirida.

COMPOSIÇÃO DO MATERIAL

Projetos de exploração

Traz conteúdos que favorecem ainda mais a integração entre as áreas, pois oferecem projetos para trabalhar datas importantes, eventos da escola e da cidade, além de indicar passeios que promovem a aprendizagem em espaços não formais de escolarização.

Explorar para casa

Organizar propostas de atividades de tarefa, buscando incentivar a criação de hábitos e rotina de estudo fora da escola. No canto superior direito de cada página, há sempre breves orientações à família sobre como pode ajudar as crianças a realizarem a atividade.


Amigos do COC

Buscando promover o letramento digital das crianças de forma gradativa, a Coleção Explorar oferece, ainda, jogos lúdicos que envolvem os Amigos do COC em momentos de interação, brincadeiras, vivências e aprendizagens.

Os Amigos do COC também estão presentes na internet, no endereço: www.amigosdococ.com.br, aberto ao público em geral e, em especial, indicado a alunos, pais e educadores da Educação Infantil.

Proposta Bilíngue na grade curricular

A construção do conhecimento da nova língua, ocorre de forma organizada, significativa e integrada a outras áreas do conhecimento a partir do Maternal 2.

Educação Afetiva: Preocupação com os valores, sentimentos e atitudes dos alunos.

CLIL: O idioma é um meio para a exploração de conteúdo de diversas disciplinas.

Ensino Diagnóstico: Atenção às necessidades individuais do aluno.

Habilidades e Competências do Século XXI: Foco em habilidades e competências e não somente em conteúdo.

MATERNAL 1
(fase 2)

ORGANIZAÇÃO

  • Formação Pessoal e Social(identidade. autoestima, conhecimentos corporais, autonomia)
  • MATEMÁTICA
  • NATUREZA E SOCIEDADE
  • CULINÁRIA/ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
  • HORA DO CONTO
  • ARTES
  • MÚSICA
  • ED. FÍSICA/ MOTRICIDADE
  • INGLÊS
  • JOGOS/BRINCADEIRAS/ CANTIGAS
  • OFICINA DE CONSTRUÇÃO

MATERNAL 2

ORGANIZAÇÃO

  • Formação Pessoal e Social(identidade. autoestima, conhecimentos corporais, autonomia)
  • MATEMÁTICA
  • NATUREZA E SOCIEDADE
  • CULINÁRIA/ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
  • HORA DO CONTO
  • ARTES
  • MÚSICA
  • ED. FÍSICA/ MOTRICIDADE
  • INGLÊS Proposta Bilíngue
  • JOGOS/BRINCADEIRAS/ CANTIGAS
  • OFICINA DE CONSTRUÇÃO

1º ESTÁGIO

ORGANIZAÇÃO

  • ALFABETIZAÇÃO/ LINGUAGEM / BIBLIOTECA
  • MATEMÁTICA
  • NATUREZA E SOCIEDADE
  • CULINÁRIA/ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
  • HORA DO CONTO
  • ARTES
  • MÚSICA
  • ED. FÍSICA/ MOTRICIDADE
  • INGLÊS
  • JOGOS/BRINCADEIRAS/ CANTIGAS
  • Formação Pessoal e Social(identidade. autoestima, conhecimentos corporais, autonomia)

2º ESTÁGIO

ORGANIZAÇÃO

  • ALFABETIZAÇÃO/ LINGUAGEM / BIBLIOTECA
  • MATEMÁTICA
  • NATUREZA E SOCIEDADE
  • CULINÁRIA/ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
  • HORA DO CONTO
  • ARTES
  • MÚSICA
  • ED. FÍSICA/ MOTRICIDADE
  • INGLÊS
  • JOGOS/BRINCADEIRAS/ CANTIGAS
  • Formação Pessoal e Social(identidade. autoestima, conhecimentos corporais, autonomia)

PROJETOS CONTRATURNO

  • Balé - Maternal 2, 1º e 2º estágio
  • Futebol - Maternal 2, 1º e 2º estágio
  • Capoeira - Maternal 2, 1º e 2º estágio
  • Jogos Cooperativos - Maternal 2, 1º e 2º estágio
  • Circo - Maternal 2, 1º e 2º estágio

PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE FICAM PERÍODO INTEGRAL

Professora exclusiva para a turma do Integral.

Acompanhamento Especializado, e Estimulação no dia a dia.

  • Orientação e acompanhamento pedagógico das atividades de casa com profissionais especializados e em espaço exclusivo.
  • Atividades formativas e culturais: artísticas, literárias, recreativas e lúdicas.
  • Atividades esportivas: ginástica, futebol, capoeira, balé, recreação infantil, jogos cooperativos, entre outras.
  • Biblioteca para realização de atividades diversificadas e pesquisas escolares.
  • Momentos de integração: lanche coletivo, brincadeiras, culinárias, horta, parque infantil e socialização de projetos.
  • Atividades de ampliação cultural (aulas de campo, passeios).

Cuidado e Proteção em tempo integral!

  • Hora do descanso e hora do soninho;
  • Educação para o cuidado com a saúde e bem-estar pessoal (banhos e higiene bucal);
  • Parque infantil projetado para atender diferentes faixas etárias, construído com madeira reflorestada;
  • Áreas de lazer e entretenimento, quadra coberta;
  • Relatório individual de educação infantil, com acompanhamento diário contendo informações de rotina, higiene, socialização e interação.
 

Quer receber nossos informativos?


Enviamos periodicamente informativos, notícias, aviso de eventos e comunicados importantes relacionados ao nosso sistema de ensino.


    Contato